terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Mitose por Laryssa Reis


Mitose


É um processo pelo qual uma célula-seja ela haploide ou diploide- divide seu cromossomo entre duas células-filhas exatamente iguais quanto a qualidade e a quantidade de material genético. Esse processo dura, em geral, entre 50 a 80 minutos e é dividido em cinco fases: Prófase, Metáfase, Anáfase, Telófase. 


Prófase: No início da mitose, numa célula diplóide, o centrossomo e os cromossomos encontram-se duplicados. Cada cromossomo é constituido por dois cromatídios unidos pelo centrômero, chamados cromossomos dicromatídeos. Depois, os centríolos deslocam-se para pólos opostos da célula, iniciando-se, entre eles, a formação do fuso acromático ou fuso mitótico. Essencial para a divisão dos cromossomos.

Metáfase: Fase de máxima condensação dos cromossomos e desfragmentação total da carioteca (membrana nuclear), havendo: - Deslocamento e disposição linear dos cromossomos na placa equatorial (metafásica) da célula.
- Ligação dos centrômeros às fibras do fuso.

Anáfese: Fase da divisão onde ocorre a separação dos cromossomos duplicados, migrando cada cromátide irmã em direção aos polos opostos, em razão do encurtamento dos microtúbulos, consequente à retirada de tubulinas.

Telófase: Na Telófase os cromossomos se descondensam,os cromossomos filhos estão presentes nos dois pólos da célula e uma nova carioteca organiza-se ao redor de cada conjunto cromossômico.Com a descondensação, os cromossomos retornam à atividade, voltando a produzir RNA, e os nucléolos reaparecem.Durante a telofase os cromossomos descondensam tornando-se menos visíveis. O invólucro nuclear reorganiza-se em torno de cada conjunto de cromossomos e reaparecem os nucléolos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário