sábado, 15 de dezembro de 2012

Membrana Plasmática (Ruan Souza)


- A membrana plasmática, membrana celular ou plasmalema, é uma estrutura que limita todas as células, tanto procariontes, como eucariontes. Ele estabelece uma fronteira entre o meio intracelular do meio extracelular.

- A sua estrutura é dita como Mosaico Fluido, onde as proteínas estão embutidas na dupla camada fosfolipídica, desde o lado externo ao interno, ou seja, atravessam toda a membrana. A dupla camada de fosfolipídios é fluida, de consistência oleosa, e as proteínas mudam constantemente de lugar. Do lado intracelular da membrana existem as cadeias de carboidratos, chamadas de glicoproteínas e glicolipídios.
As trocas com o meio externo:
-Transporte ativo: é um processo em que envolve consumo de energia. Existem dois processos, um que traz substancias para dentro da célula (endocitose), outro que expeli substancias provenientes da digestão intracelular(exocitose). Dentro da endocitose, existem duas formas de pegar substancias, chamados Fagocitose e Pinocitose: A Fagocitose pega substancias englobando-as e puxando para dentro da célula, através de pseudópodes (falsos pés). A Pinocitose é usa quando a celular quer pegar algo liquido ou partículas muito pequenas, esse processo se faz por envaginação. A exocitose pode se subdividir em Clasmocitose, defecação celular, ou Clasmatose quando resíduos provenientes da digestão intracelular realizado pelas células são eliminados, e em secreções quando a célula descarrega substâncias no meio externo.
-Transporte passivo: O transporte passivo pode ser realizado por Difusão ou Osmoze. Na Difusão as células tendem a se transferir do local de maior concentração para o de menos concentração, até que se equilibrem, quando a difusão tem o auxilio de enzimas é chamada Difusão Facilitada e quando não tem auxilio de enzimas é chamada de Difusão Simples. Na Osmose, quando a concentração de substâncias do meio extracelular é maior que a do meio intracelular, parte do líquido do citoplasma tende a sair, fazendo com que a célula sofra plasmólise (murche). Quando a concentração interna é maior, o líquido do meio externo tende a entrar na célula, inchando a célula, isso leva a Turgência da célula. Existe ainda a situação em que a célula murcha e depois por motivos externos volta a obter sua quantidade normal de água, então esse fato é chamado de Deplasmólise, ou seja, uma plasmólise inversa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário